RSS Feed

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dicas de Saúde com Dr Rosi Simon

Como alimentar-se nos dias quentes?

Comece bem o dia com um CAFÉ DA MANHÃ leve e saudável:
Experimente uma fatia generosa de melão (cantaloupe, galia, espanhol) picado e polvilhado com 1 colher de sopa de farofa de sementes. Para acompanhar tome um copo de suco de laranja ou maçã bem gelado e coma uma fatia de pão integral com geléia, manteiga ou mel. Outra ótima sugestão é preparar um shake com leite de soja, morangos e semente de linhaça e acompanhar de 1 torrada com manteiga.

Para compor esta refeição, escolha entre estas opções:
Frutas
Prefira as da estação, que além de estarem mais baratas contém mais nutrientes. Use melão, melancia, uva, mamão, nectarina, manga, abacaxi, ameixa, pêssego.

Pães e cereais
Opte por integrais, pois costumam dar mais saciedade e possuem fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento intestinal e na eliminação de toxinas. Use pães integrais, cereais ricos em fibras, granola, arroz integral.

- Cuidado com os pães caseiros e coloniais, bolachinhas e salgadinhos, cucas e bolos, pois eles contêm muito açúcar e gordura na composição.

- Para colocar sobre o pão evite queijos e embutidos, pois contém muito sal e gordura. Dê preferência à requeijão e queijo light, geléia ou mel (usando no máximo 2 colheres de chá).

Faça uma boa refeição intermediária. No ALMOÇO prepare refeições leves. Evite ficar sem esta refeição apesar do calor.

Veja aqui algumas sugestões:
Saladas completas
Preparadas com uma proteína: peito de peru, sardinha, frango desfiado, atum, camarão cozido, ovo cozido. Acrescente vegetais e legumes variados, temperadas com limão, shoyu e azeite de oliva. Inclua também um cereal como milho verde, croutons, grão de bico. Podem ser acompanhadas de frutas para variar o sabor.

Sanduíches
Preparados com pão integral ou pão árabe, alface, tomate, cenoura, pepino, palmito, peito de peru, atum ou frango e temperados com azeite de oliva e shoyu ficam deliciososo.

Pratos completos
Tortas de legumes com frango ou atum, pastelões, pizzas. Carreteiro ou risoto, para estes o ideal é prepará-los com pouca gordura e usar carne magra, acrescentando verduras no preparo.

Evite
Pratos com muito molho, frituras, maionese, carnes e embutidos (presunto, salsicha, linguiça).

Faça um LANCHE à tarde
- salada de frutas
- iogurte, corn flakes e frutas.
- batida de leite desnatado ou soja com fruta, acompanhe de biscoito integral ou castanha do Pará
- fruta picada e sobre ela duas colheres de sopa de sorvete.
- um picolé de frutas, suco de melancia ou abacaxi gelado ou sorvete de casquinha (uma bola )

Para o JANTAR use a dica do almoço ou prepare uma refeição mais elaborada, que inclua uma carne, peixe ou frango como prato principal (prepará-los no forno ou na grelha). Faça uma salada bem variada e acompanhe de arroz, massa ou batatas.

Cuidado com a CEIA para não compensar comendo demais porque a noite é mais longa. Coma frutas, tome sucos, prepare gelatinas e ocupe-se com atividades prazerosas e agradáveis que distraiam da cozinha.

Maribel Golçalves de Melos é Nutricionista especializada em Nutrição Clínica Funcional

Um comentário:

Doutrina Cristã disse...

Ola boa dicas de sude. parabéns!

Estou seguindo seu blog – visite o nosso.
Temos também uma Rede Social Cristã, onde você poderá ter a sua página para divulgar o lindo trabalho do seu blog. Entre em http://doutrinacrista.ning.com/ e seja membro.
Fique na paz de Cristo.
A ideologia não se mantém pelo que você domina, mas com o que você pensa e idealiza (LC).
Grande abraço
Luiz Clédio