RSS Feed

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Palavra do Pastor - Graça e Paz amados

APRESSADO DEMAIS PARA AMAR?

O texto bíblico de Lucas 10:25-37 nos faz pensar sobre o valor do amor nos tempos da crise. O relato bíblico fala de salteadores, sacerdotes e levitas com muita pressa. Cada um com suas justificativas, porém comuns na meta de manter a família suprida. Tem bandido que é mais carinhoso com a família, do que alguns religiosos de nossa época. Sacerdotes que deveriam diariamente apresentar pessoas a Deus em oração, mas correm sempre. Levitas que deveriam amar pessoas, mas só se preocupam com coisas.

E Jesus fala de um indivíduo samaritano que dá muitas aulas de amor sincero e profundo. Que investe de si mesmo - Azeite e Vinho. Azeite representa o Espírito Santo com suas virtudes: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5:22,23). E o Vinho representa a alegria do Senhor que é a nossa força (Ne 8:10) .

Com isso aprendemos que há sempre um reservatório de amor sincero e alegria que está em nós para fortalecermos a alma ferida. A fonte está em Deus. E ela é acionada quando temos coragem de abençoar o ferido. Só precisamos abrir nossa boca para abençoar, ou tão somente abrir os ouvidos para atender ao gemido dos aflitos.

Mas a aula de generosidade vai além desse ato de aplicar óleo e vinho. O samaritano investe dinheiro na solução do problema do ferido. É uma tremenda prova de amor.

Com quem você tem gastado dinheiro? Quem tem desfrutado do prazer do seu suor?

O egoísta é ladrão, mesmo que seja sacerdote ou levita, porque desvia a riqueza de Deus (amor) somente para si mesmo.

Quanto vale um ser humano egoísta? O que ele construirá no fim de tudo? Quem estará ao seu lado no dia da crise? Que colheita ele esperará?

Pare de correr um pouco e veja os olhos das pessoas que estão com pressa de atendimento. Veja o sangramento da alma deles. Semeie do óleo fresco de Deus e do vinho precioso que cura. Invista nos feridos e receba a recompensa de Deus. Seja médico da alma, utilizando as palavras de Jesus.

Quem corre demais deixa de apreciar a beleza do cenário e das pessoas ao redor. A adrenalina impede de sentir o perfume da vida. Cuidado para não capotar e matar a esperança de amar de verdade.

Prs. Ramath e Patrícia Linhares
Igreja Batista Pedra Viva - Paulinia

Nenhum comentário: