RSS Feed

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A importancia de ingerir alimentos integrais

O arroz integral é muito rico em fibras e vitaminas do complexo B que estão presente na pelicula amarela, quando retirada a pelicula, torna-se um produto refinado e aumenta o indice glicemico( IG), aumentando o estimulo da liberação da insulina pelo pâncreas. O mesmo ocorre com o trigo quando quando é refinado ou seja (farinha branca).
O que é índice glicêmico
O IG é um indicador da velocidade de transformação do carboidrato dos alimentos em glicose.

Quando os carboidratos são digeridos e transformados em glicose, o combustível do organismo. Quando essa transformação é rápida, diz-se que esses alimentos possuem um IG alto. Nesses casos, a glicemia aumenta rapidamente e uma grande quantidade de insulina é secretada.

A ingestão constante de alimentos de alto IG faz o pâncreas secretar insulina continuamente para levar essa glicose para dentro das células dos músculos, onde é transformada em glicogênio. Se a ingestão de alimentos com alto IG continua, o corpo começa a converter o excesso de glicose em triglicérides, que são armazenados na forma de gordura.

A secreção de insulina em excesso, cria um mecanismo de resistência da insulina no organismo. Dando inicio ao um circulo vicioso tornando. Quanto maior for a quantidade de glicose no sangue, mais insulina o pâncreas produz para fazer essa glicose entrar na célula com a ideia de diminuir o nível da glicose no sangue e assim o círculo vicioso está instalado, colaborando para o aumento de peso. isto é cada vez mais o seu nível de glicose aumenta, mais insulina é produzida e mais resistente a insulina a celula fica. Isso è o inicio de uma diabetes.

Para sair deste estado, deve-se optar por alimentos de menor índice glicêmico. Assim, a insulina não será tão solicitada e a resistência diminuirá, permitindo que a glicose se mantenha em níveis menores no sangue. Isso fará diminuir também a taxa dos triglicérides.


Fonte: Dieta de Baixo indice glicemico Blair, Louise / PUBLIFOLHA
Dra Rosi Simon

Nenhum comentário: